Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Audiências de processo em que ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil é réu têm início

Audiências de processo em que ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil é réu têm início

Aldemir Bendine (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo)

s audiências do processo da Lava Jato em que o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine é réu começam nesta quarta-feira (4).

Ele foi preso na 42ª fase da operaçãoe está na carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba desde julho deste ano. Bendine responde pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço à investigação. Veja a denúncia completa.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, deve ouvir, a partir das 14h desta quarta-feira, as primeiras testemunhas de acusação da ação penal.

Entre elas, estão o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa; o ex-executivo da UTC Ricardo Pessoa; e os ex-executivos do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht Fernando Migliaccio e Hilberto Mascarenhas.

Todos são delatores Lava Jato e foram condenados na operação.

A ação penal começou com informações da delação premiada da Odebrecht. Segundo delatores, Bendine pediu propina enquanto era presidente do Banco do Brasil.

Entretanto, a suspeita é a de que a propina de R$ 3 milhões só tenha sido paga depois que Bendine assumiu a presidência da Petrobras, por causa dos contratos que a Odebrecht tinha com a estatal.

À época, a Operação Lava Jato já estava em andamento.

Bendine foi indicado para o cargo, em 2015, pela ex-presidente Dilma. Ele tinha a missão de acabar com a corrupção na empresa e deixou a Petrobras em maio de 2016, depois do afastamento dela.

Além dele, o processo tem outros cinco réus; um deles é o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/audiencias-de-process...