Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Ações promovem o uso da bicicleta para o lazer, esporte e transporte

Ações promovem o uso da bicicleta para o lazer, esporte e transporte

Prefeitura de Passo Fundo

O compartilhamento gratuito de bicicletas já é realidade em Passo Fundo. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

O uso da bicicleta é uma realidade no mundo e significado de modernidade. Passo Fundo Vai de Bici coloca o uso da bicicleta como rotina na cidade, um meio de promover saúde e sustentabilidade.

Três temáticas estruturam o programa: educação para o trânsito, incentivo à atividade física e infraestrutura para a prática do esporte. O planejamento do programa contempla a construção da primeira ciclovia da história de Passo Fundo.

O Programa Passo Fundo Vai de Bici foi criado para promover o uso da bicicleta como lazer, esporte e opção de transporte, pensando no bem-estar e locomoção das pessoas.

“É um momento único para Passo Fundo e região. Estou fazendo parte desta história em prol de mais qualidade de vida e mobilidade urbana”, destacou o arquiteto Eduardo Miranda, ao realizar o seu cadastro para o uso das bicicletas.
No total, serão 10 estações interligadas, com 10 bicicletas cada. A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município. Para o prefeito Luciano Azevedo, o sistema incorpora o uso da bicicleta no meio urbano. “As bicicletas compartilhadas são oferecidas de forma gratuita, o que mostra nosso esforço para que todas as pessoas possam usá-las. É uma iniciativa que já inicia com resultados positivos e aprovação da comunidade. Precisamos apostar neste modelo de transporte que ganha cada vez mais as ruas de todas as cidades do mundo”, disse ele.

 

Confira a matéria completa clicando aqui.

Fonte: Revista Prefeituras em Ação