Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

exclusivo

IV Seminário Internacional discute Mobilidade e Transportes

IV Seminário Internacional discute Mobilidade e Transportes

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

As grandes e médias cidades brasileiras enfrentam diariamente problemas de mobilidade urbana. Os crescentes congestionamentos, que geram problemas ambientais, sociais e econômicos, combinados com a ausência de soluções integradas e de priorização do transporte público e do não motorizado, são retrato da realidade das grandes cidades. Um quadro não apenas brasileiro.

É neste contexto que, pesquisadores brasileiros e internacionais se reúnem em Brasília para discutir a mobilidade urbana na IV edição do Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, com o tema “Pensando as Cidades do Futuro”. Por iniciativa da Universidade de Brasília – UnB, através do Programa de Pós-Graduação em Transportes – PPGT-UnB e em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Associação dos Consultores Legislativos.

O deputado Jaime Martins (PSD-MG), presidente da comissão, afirma que o seminário contribuirá para o enfrentamento dos desafios da mobilidade no Brasil. 'Estamos recebendo especialistas de vários lugares para refletir o desenvolvimento das nossas cidades. É um sublime gesto de unidade entre a Academia e o Legislativo a fim de buscar soluções inteligentes para o País”, declarou.

O evento incentiva a reflexão e disseminação, aos gestores municipais e à sociedade civil, das teorias, práticas e políticas nacionais e internacionais para a mobilidade nas cidades. A partir da apresentação de conceitos, teorias e experiências bem-sucedidas, os especialistas discutirão o tema dividido em seis sessões de debates. As conclusões decorrentes do evento poderão orientar as diretrizes e políticas para os investimentos, obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.

Serão tratados temas como: Cidades do Futuro; Logística Urbana nas Cidades do Futuro; Transporte e Sustentabilidade; Cidades Inteligentes, Inovação Tecnológica e Resiliência; Transporte do Futuro; Cidades do Futuro e Segurança Viária.

Nas mesas de debate, pesquisadores e autoridades da Coréia do Sul, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido. Gestores públicos das três esferas de governo, representantes da academia e da sociedade civil organizada discutirão experiências e soluções para a mobilidade urbana. Os painéis serão moderados pelo corpo acadêmico da Universidade de Brasília. O público está convidado a participar com comentários e perguntas após a apresentação dos debatedores.

 

Fonte: Reportagem ABRAP Érica Trindade/Com informações Ag. Câmara